Quero começar esse texto com a seguinte pergunta. Para que serve os amistosos entre Seleções? A primeira resposta que vem na mente é: "para preparar e entrosar o time para as competições".
Dentro dessa pergunta e resposta eu abordo o tema, o Mano Menezes está preparando corretamente a Seleção Brasileira?
Julio Cesar, Lúcio e Ronaldinho Gaúcho chegarão em 2014 com 34, 35 e 34 anos respectivamente, ou seja, velhos. Enquanto isso temos grandes jogadores jovens que não estão sendo lembrados nas convocações, o caso mais pertinente é do meia Hernanes da Lázio da Itália.
Quando o Dunga entrou na Seleção em 2006, a principal meta dele era renovar uma Seleção, que na época contava com Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Adriano, Lúcio, Cafú, Roberto Carlos, Gilberto Silva e outros. Renovou, renovou e na época da Copa de 2010, chamou vários deles de volta e a Copa foi um fracasso. Mano Menezes quando entrou na Seleção após a Copa de 2010, tinha como principal meta, pegando um gancho na dupla Neymar e Ganso, renovar, chamou outros jovens jogadores como Lucas Leiva, Thiago Silva, Alexandre Pato e David Luiz, mas os primeiros resultados em "amistosos" não foram agradáveis. Mano Menezes preocupado com isso já mandou trazer os experientes novamente, e cá estamos com Júlio Cesar, Maicon, Lúcio e Ronaldinho.
Eu tenho em mente que isso não é renovar, renovar é colocar a garotada pra jogar, igual a Alemanha de Joaquin Löw, que tem como os jogadores "experientes" Schweinsteiger de 27 anos e Lahm, também de 27 anos.
Será então que o problema são os jogadores, que o Brasil não revela mais talentos? Eu tenho certeza que não, pois somos os atuais campeões Mundial e Sul-Americano Sub-20 e Campeões Sul-Americanos e Terceiro colocado no Mundial Sub-17.
A grande vontade do brasileiro é ver Neymar, Ganso e Lucas juntos, com tempo para jogar. Juntando a eles, Casemiro, Oscar, Leandro Damião, Daniel Alves e Marcelo, com uma zaga formada pelos ótimos Thiago Silva e David Luiz. Será que não temos talentos? Giuliano, Hernanes, Adryan, Lucas Leiva, Anderson Martins, Bernardo, Dédé, Arouca, Diego Alves, Coutinho, Gabriel do Cruzeiro, Fillipe Soutto, Danilo, entre outros que não me vem a mente no momento. Qualidade temos igual ou até mais que a Alemanha tem a disposição, só não sabemos colocá-los em campo. Medo? Talvez
Curtiu? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!
Boa!! ou melhor, nada bom, né? Vá lá que o Ronaldinho tá jogando muita bola, mas isso só até ganhar seu lugar na seleção de novo. Depois já conhecemos bem a história, esfria e volta a jogar aquele futebol burocrático com passes pro lado sem chamar a responsabilidade. O Mano chegou falando em juventude e tals e ficou só no papo. Como foi bem dito aqui, pouco a pouco foi voltando com a velha guarda e seguimos vendo jogar uma seleção que nunca se repete. Um laboratório do Mano ou uma vitrine da Nike?
ResponderExcluirEu concordo em partes, acho que os caras precisam sentir o que estão representando.
ResponderExcluirAcho que mais jogadores devem ser convocados e também acho que esses caras podem render bastante os "velhos", acho que se rolar uma mescla entre os dois e os caras tiverem vontade e um bom esquema de jogo, vai dar barulho. Nós temos muito material humano bom, só tem que esquematizar, entrosar e botar pra jogar.
Eu acho que o Mano Menezes perdeu um ano, tem mais três anos. O primeiro ano ele tinha que ter feito todos testes possíveis, e a partir do Segundo ano começar a dar uma cara a Seleção. A nossa Seleção só tem o ataque pronto, o restante é uma incógnita. Não temos grandes valores jovens na Seleção.
ResponderExcluirFalou tudo!!! É difícil imaginar q aquele Mano Menezes que falava em renovação e futebol encantador não existe mais... Vamos ver até onde isso vai...
ResponderExcluirE a Seleção ainda não tem uma forma de jogar. Não sabemos se vai ser no ataque total, retranca, valorização da posse de bola ou nos contra-ataques!
ResponderExcluirIsso o Dunga, desde o 1° jogo deixou a mostra, que seria um time formado para jogar nos contra-ataques