sexta-feira, 1 de julho de 2011

Copa América, o torneio mais antigo do mundo



A Copa América é o torneio mais antigo de futebol ainda disputado que se tem registro, o torneio esse ano será realizado pela 43° vez. A Argentina é o país mais vitorioso com 14 títulos e 12 vices, não tão distante vem o Uruguai com 14 títulos e 6 vices, o Brasil aparece na terceira colocação com 8 títulos e 11 vices, Paraguai e Peru com 2 títulos e fechando a lista de campeões Colômbia e Bolívia com um título cada.


Copa América começa a ser disputada nessa Sexta (1°)

Seleções como México, Costa Rica, Japão, Honduras e Estados Unidos, mesmo não pertencendo ao futebol sul-americano, já participaram do torneio em algumas edições. O Japão ia disputar em 2011, como ocorreu tragédias no início do ano no país, a federação japonesa decidiu melhor não participar do torneio. México vem com sua seleção bem diferente daquela que ganhou a Copa Ouro no mês passado, Giovani do Santos é a principal arma do time, já a outra seleção fora do continente a  participar, a Costa Rica vem mais desfalcada ainda, com um time sub-22 com reforços de 5 jogadores mais velhos.

Com certeza o favoritismo deve ficar entre Argentina, Brasil e Uruguai, as três maiores seleções do continente vem forte para o torneio. A Argentina não ganha um torneio com a seleção principal a 18 anos, quando ganhou a Copa América em 1993 no Equador, esse ano joga em casa, com o melhor do mundo querendo se firmar com a camisa da Seleção Argentina. Uruguai foi o melhor sul-americano na Copa e conta com o melhor ataque da Copa América, Forlan, Suarez e Cavani e quer restabelecer de vez o futebol uruguaio. O Brasil, com um time renovado, quer manter a hegemonia no continente, nas ultimas cinco edições, ganhou quatro vezes o torneio.

E para você, quem ganhará a Copa América? Messi vai conseguir ganhar o coração dos argentinos? Neymar vai mesmo brilhar como se espera? Uruguai vai conseguir colocar o futebol uruguaio no cenário mundial outra vez? Ou teremos uma grande surpresa nos gramados argentinos?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário